José Marcelo Barreto de Oliveira
CRP 19/2385
9 9849-7448
psijmarcelo@gmail.com
facebook.com/SintoniaHipnose
instagram/psijmarcelo
Hipnose Clínica
Psicoterapia Breve
Constelação Familiar
Ciência do Sucesso
Coaching / PNL
7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
1-Proativo ao invés de reativo: concentre-se em como pode melhorar o seu produto ou seu serviço. Os reativos se queixam muito, reclamar é mais fácil.
2-O que você quer que as pessoas lembrem de você em seu funeral. Você está fazendo coisas alinhadas ao que gostaria de ser? Ou tem medo do fracasso e vive mediocremente? Pense no resultado antes de cada ação. Quer ser lembrado como alguém que agregou valor na sociedade?
3-Ajuste suas atitudes. Use o quadrante urgente x importante (não e não = não fazer, sim e não = delegar, não e sim = planejar, sim e sim = fazer agora).
4-Pense em ganho mútuo. O outro não precisa perder para você ganhar.
5-Entenda o ponto de vista dos outros. Saiba ouvir.
6-Sinergia: ajuda mútua. O todo é maior que a soma das partes.
7-Afie o serrote: aprenda, cultive áreas na sua vida onde quer ver dar frutos.
AUTO-IMAGEM, AUTOACEITAÇÃO E AUTOESTIMA
Como se vê, como quer ser visto e como os outros veem você?
Às vezes essas três imagens não são congruentes.
Quando isso acontece, nos desvalorizamos e culpamos os outros, nos ferimos nos relacionamentos.
A fonte do prazer está dentro de nós. Cérebro acredita no que você se predispõe a acreditar.
Faça listas por escrito das crenças que lhe limitam. Divida as ideias por temas: corpo físico, inteligência e criatividade, características emocionais, energia para a vida.
Pegue uma lista, por exemplo, a de emocionais: “eu tenho medo das pessoas”. Pergunte-se: o que me leva a crer nisso? Quem disse que minha atitude significa medo? Quando falei com alguém pela última vez? Será que posso viver conhecendo poucas pessoas? Quantas pessoas conheci na minha vida? Quantas nessa semana? O que me impede de fazer o que eu quero? Eu tenho medo ou sempre tenho medo das pessoas? Quantas coisas conquistei apesar do medo das pessoas?
Você pode ser um inquisidor das suas ideias, desde que se desapegue de seus conceitos. Perceba que você conhece muitas pessoas apesar de ter medo delas, que você é atraente ainda que não seja bonito(a), que sua inteligência lhe serve bem.
COMUNICAÇÃO EFICIENTE ENTRE VOCE E OUTRO!
Comunicação é a resposta que se obtém do outro. A responsabilidade da comunicação é do comunicador. Saiba criar uma distância saudável entre você e o outro, dando tempo para ver como o outro reage ao que você fala. Saber não ser atingido emocionalmente é controlar como você está ouvindo. As palavras do outro despertam uma dor que já estava em você.
Lembre-se de uma pessoa que lhe fala coisas que lhe magoam. Imagine ela sentada na sua frente calada. Crie uma rede aberta entre você e o outro, como uma tela mosquiteiro ou uma teia. Perceba que as palavras dela param na rede, não responda. Perceba que ela está gritando para ser aceita. Algumas palavras que incomodam é porque despertam uma necessidade emocional sua, interior, não tem a ver com o que está sendo dito. O outro, por não entender nada de comunicação, por estar preso às próprias necessidades emocionais, não consegue lhe dar, mas agora você entende e o compreende. Observe se alguma palavra dele lhe serviu. Se serviu as pegue, se não serviu, não pegue.
LIBERTE-SE DOS MEDOS
“Coragem é a resistência ao medo” (Mark Twain). Coragem e medo são ideias.
Fique ou imagine-se em pé. Pense em algo que tem medo ou está preocupado. Sinta a sensação. Como fica quando enfrenta ou pensa em enfrentar a situação. Imagine a situação na sua frente. Se não conseguir, dê um passo pro lado e olhe onde estava, imagine que você continua lá. Olhe para si e está olhando para imagem que lhe dá medo. Como é? Qual cor? Som alto ou baixo? Estridente ou suave? Peso ou leve? Quente ou frio? Mude a tonalidade, o volume, o peso, a temperatura. Observe olhando a imagem que já está diferente. Respire fundo e volte a posição de origem. Você está bem como sempre esteve. Nada pode impedí-lo.
CONQUISTANDO METAS MATERIAIS E EMOCIONAIS
Imagine uma linha. Se você tivesse uma linha de tempo, por onde ela passaria? Qual lado seria o passado e o futuro? Qual ponto fica o presente? Coloque-se neste ponto, de costas ao passado e de frente ao futuro. Identifique as ideias que dizem que você não tem capacidade, inteligência, potencialidade suficiente. Ande para trás até o momento que você percebe que acreditou nestas ideias limitantes. Antes disso você estava tão tranquilo e confiante que não percebe que não seria capaz de algo. Incline-se e deixe no chão, como um pacote, essas ideias que não lhe servem mais. Dê um passo a mais para trás e perceba que você está confiante, tão confiante e livre que nem pensa nisso, nada é problema, você se ama e se gosta como você é. Esse local está bem. Olhe para frente, seu futuro. Perceba que as ideias em que você foi acreditando e que criou em torno dos acontecimentos são só ideias. Perceba que agora você está livre e confiante. Você faz seu caminho. Olhe para o ponto em que era o momento presente. Observe que neste ponto, você carrega a ideia que precisa de equilíbrio, recursos e potencialidade. Perceba que onde você está, você está completo, pleno e perfeito. Enxergue e crie um ponto além do momento presente. O mais próximo possível do momento presente, podem ser minutos ou segundos. Observe-se que a plenitude, confiança, equilíbrio e potencialidade estão em si. Quando estiver preparado, viaje pelo tempo andando até o ponto que criou agora. Ao passar pelo ponto em que deixou as ideias limitantes que não eram suas, observe o pacote e deixe-o lá. Vão ao ponto imediatamente após o presente. Desfrutando liberdade, poder, confiança forte e agradável. Este é o seu estado natural.
10 DICAS PARA EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Imagine como você se sentiria se estivesse bem ou melhor ainda consigo mesmo. Perceba o que significa para você o estado de perfeito equilíbrio. Seus pensamentos e atitudes equilibradas fazem sua percepção do mundo ficar equilibrado. As pessoas começam a te ver com novos olhos porque você vê a si e os outros com novos olhos. Tudo que você pensa, lhe foi ensinando. Fique com pensamentos que só lhe trazem força. Não se bloqueie com seus pensamentos limitantes. Quem dá significado às suas emoções foram seus pensamentos que lhe foram ensinados por alguém em algum instante, ou seja, ideias que você pode trocar quando você decidir, dando novos significados. Perdas financeiras, separações, acidentes, tudo pode ser transformado de significado. E tudo depende da visão que você tem de si mesmo.
1-A realidade de seu mundo depende de seus pensamentos, emoções e atitudes. Para modificar sua vida, escolha pensamentos que lhe trazem prazer e realização. Dê menos significado às suas emoções tenha atitudes focadas em suas metas.
2-Mude a visão que tem de si mesmo. Todas as suas limitações foram ideias que colocaram em você.
3-Aceite-se como você é. Desenvolva-se em sua plenitude seguindo o seu perfil pessoal.
4-Tire um tempo para você. Medite, ande, pinte, escreva, ouça música. Ao menos 15min diários.
5-Confie na lei da atração. Em sua essência, você já possui tudo que precisa para estar bem consigo e com os outros.
6-Perceba o que lhe dá prazer. Qual tipo de companhia prefere, quais hábitos, quais alimentos, quais atividades?
7-Esqeuça o outro. Sua felicidade não depende de ninguém. Quando você está equilibrado, a lei da atração lhe trará pessoas que poderão desfrutar de seu equilíbrio e de sua presença.
8-Perceba que o outro está envolvido nas próprias emoções e pensamentos e por isso não o percebe como você gostaria. Mas você, ao perceber essa realidade, pode aproximar-se ou afastar-se quando quiser.
9-Mundo é neutro e constante mutação. Quem dá significado às coisas, se são positivas ou negativas, é você mesmo.
10-Não leve a vida tão a sério. Construa e faça o melhor de si. Desfrute o caminhar, não só o objetivo final. Os resultados são passageiros.